Atividade nº 1
A atividade visa a observação do aspecto das substâncias (cor, estado
físico, brilho, dureza, etc.) e a
determinação dos seus PF e PE. Vamos fazer essas observações com o uso de uma lupa (aspecto),
uso de um aquecedor elétrico (pontos de fusão
e ebulição) ou através de pesquisa
Complete o quadro com os aspectos
observados e com os dados obtidos
Substância
|
Fórmula
|
Cor
|
Possui
Brilho?
|
Estado
Físico
|
PF(°C)
|
PE(°C)
|
Sal de cozinha
|
|
|
|
|
|
|
Açúcar (sacarose)
|
|
|
|
|
|
|
Água
|
|
|
|
|
|
|
Álcool (etanol)
|
|
|
|
|
|
|
Naftaleno
|
|
|
|
|
|
|
Gasolina
|
|
|
|
|
|
|
cobre
|
|
|
|
|
|
|
Alumínio
|
|
|
|
|
|
|
Ferro
|
|
|
|
|
|
|
Estanho
|
|
|
|
|
|
|
madeira
|
|
|
|
|
|
|
plástico
|
|
|
|
|
|
|
vidro
|
|
|
|
|
|
|
Enxofre
|
|
|
|
|
|
|
Hidróxido de potássio
|
|
|
|
|
|
|
Responda as questões:
1- Você percebe uniformidade nos pontos de fusão e ebulição das
diferentes substâncias?
2- Quanto ao brilho, todos os sólidos observados possuem brilho?
Atividade muito lúdica! Adorei!
ResponderExcluir